quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hibridismo

Afinal só pensamos claramente se pudermos sentir. Quem diria.

Ainda há dias disse o contrário. Separar as emoções do pensamento, afirmei. Nunca podemos agir racionalmente quando temos as emoções à mistura, referi. Não podemos agir de cabeça quente, ou as coisas correrão mal, reafirmei.

Epá, cometi o mesmo erro que aquele tipo meio estranho que dava pelo nome de déscartes, e que era (um bocadinho) mais louco do que eu. Afinal não fui a única. Mas ainda assim, fiquei estupefacta.

Afinal, a nossa inteligência, e o nosso pensamento concreto, estão relacionados com as nossas emoções, com a nossa capacidade de sentir. Ao menos temos um senhor cientista português (atenção, português!) que “enterrou” o outro senhor francês e explicou esta coisa toda. Agora sim, sabemos a verdade. E a verdade é esta: só somos capazes de tomar decisões em relação à nossa vida, de pensar, de agir racionalmente, se sentirmos, se nos emocionarmos, se transmitirmos alguma emoção em tudo o que fazemos.

Isto deita abaixo as minhas teorias todas, pá. Mas ao mesmo tempo traz-me um contentamento especial, porque somos humanos, pensamos e sentimos, e raramente conseguimos dissociar uma capacidade da outra. Assim sendo, não temos desculpa, mas também não temos que nos preocupar em afastá-las. Elas não existem uma sem a outra.

E a esta hora, está a Rosinha toda contente, a dizer que a psicologia é uma ciência muito híbrida, que já sabia disto tudo e mo podia ter dito há mais tempo. Ahah :)

P.S. – Elliot lê-se Elliô? –‘ a burra que tem a mania que é psicóloga e filósofa bem podia ir dar uma curva, mas não vai, que pena. Eu e a A. só nos rimos. Ou não. Às vezes só dá para chorar. Abençoada psicologia híbrida, que é atractiva e cativante anyway! E bastante!

2 comentários:

Rosa Branca disse...

Viva a +psicologia hibrida e manda a tua colega bugiar!--' se ela quiser falar cmg um dia, eu mostrto.lh umas coisinhas que ela poe o cuzinho nos dentes....O ser humano foi feito para sentir (eu dps explico.te porque...:P:P ) coisinhas giras em relação ao mundo e isso...Mas isso cm ja disse eu explico.te e verás que ter sentimentos é a coisa mais gira e mais útil para a Humanagem!:P Toca a sentir e a pensar racionalmente...Como podes tu pensar racionalmente numa coisa se nºao tens um juizo de valor sobre ela? Se não sentisses nada em relação ao mundo, ele ser-te.ia indiferente e n~ºao terias desejo de pensar sobre ele, certo?
Beijinhos fofa:P

Raquel Silva disse...

Rosinha, não é propriamente uma colega, é mais quem ensina estas coisas todas :P
Ahah Humanagem! Sim, concordo com o que disseste.. mas nunca o tinha pensado tão claramente. Tens de me explicar essas coisinhas giras :)
Beijinhos!